O Que Dizer Lá em Casa?

Texto base- Juízes 7:3-8

Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.

E disse o SENHOR a Gideão:  Ainda há muito povo; faze-os descer às águas, e ali os provarei; e será que, daquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém de todo aquele, de que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá.

E fez descer o povo às águas. Então o SENHOR disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber.

E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber as águas.

E disse o SENHOR a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam as águas vos livrarei, e darei os midianitas na tua mão; portanto, todos os demais se retirem, cada um ao seu lugar.

E o povo tomou na sua mão a provisão e as suas buzinas, e enviou a todos os outros homens de Israel cada um à sua tenda, porém os trezentos homens reteve; e estava o arraial dos midianitas embaixo, no vale.”

INTRODUÇÃO:

Não foi fácil voltar para casa…

Na verdade, peguei uma vereda alternativa, esperei e penumbra e entrei em casa pela porta dos fundos, pois não gostaria que as pessoas me vissem e muito menos que me identificassem.

Afinal!.., fazia semana que eu saíra de casa, pela porta da frente, muito festejado:

– Minha esposa e meus filhos acenavam com folhas de palmeira, cantando e chorando, um misto de alegria e apreensão; meus vizinhos, idosos e crianças, me cumprimentavam com a esperança de que o futuro tão desejado estava chegando.

Todos depositavam em mim suas expectativas de que chegaram ao fim os sete anos de opressão: de gado roubado, lavoura saqueada e de filhos assassinados.

Muito emocionado, acenei para eles e fui atender ao toque da trombeta que convocava os homens de Israel para lutarem ao lado de Gideão, contra os midianitas.

Hoje, era diferente, era o dia da volta, entreguei ao comandante a provisão e a trombeta, pois quando soube que nossas armas eram trombetas, cântaros e tochas, me filiei à maioria dos outros vinte e dois mil soldados que assumiram publicamente sua covardia e timidez, afinal é melhor um covarde vivo, que um herói morto. (Juízes 7:3,8)

Só ainda não sei o que dizer a minha esposa e filhos, mas eu sabia: o homem da casa era um covarde.

Concluindo:

Esta me parece ser a crise atual dos homens, pois estão cada vez mais se submetendo a jugos, opressões e sistemas iníquos, silenciados pela conveniência de continuarem vivos, mesmo que à custas de sua integridade e autoridade.

Que Deus me ajude a caminhar com os poucos que exercitam a fé, mesmo com risco de suas vidas, do que caminhar com aqueles que precisam explicar em casa, tamanha covardia!

*Por: Pr Walter da Mata
Boletim enviado à Pr Benedc Oliv via e-mail

©2.010- PrbenedC Oliv- IPRNhandeara- SP

07 Anos em Nhandeara

“… e há tempo de colher, o que se plantou…” Eclesiastes 3;2

Participe você também, nos enviando seu ARTIGO.
E-mail: prbenedc_oliv@hotmail.com

 

Veja Também:

Entrando em acordo com o inimigo

Como votar no Brasil & Mito da bancada

Dilma é Lésbica, garante suposta ex-amante

José Saramago: LUTO pela morte de um ateu

Um comentário sobre “O Que Dizer Lá em Casa?

  1. Amado e querido Pastor,
    Recebi esta; em forma de devocional e tenho algumas ponderações:
    1.° Foi o Propósito de Deus que assim acontecesse, para que ninguém se vangloriasse, Pois, muitos são os planos do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor(Pv. 19:21). O Senhor fez tudo para um fim; sim, até o ímpio para o dia do mal.(Pv.16:4).

    2.° De uma forma ou de outra a palavra de Deus ou seja o Evangelho de Cristo Jesus será conhecida em todos os povos(restará praticar) e a exemplo isso conhecemos a história de Jonas, que a princípio não queria fazer a vontade de Deus, tendo o Senhor insistido com ele, que assim, tornou atras de sua decisão e fez a vontade de Deus, mesmo que no final tenha dado uma desculpa descabida, diferentemente do Senhor Jesus que cumpriu todo o querer do Pai por amor a nós.

    Filipenses 1:15- Verdade é que alguns pregam a Cristo até por inveja e contenda, mas outros o fazem de boa mente;16 estes por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho;

    Agora sabendo disso devemos seguir as orientações de Paulo:

    II Timóteo 2:15 Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
    Romanos 13:11 E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos.12 Vai alta a noite, e vem chegado o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas, e revistamo-nos, pois, das armas da luz.
    Longe de estar em defesa dos que voltaram, mas relembrar a Vontade Soberana e ou mesmo a Vontade Permissiva de Deus.
    Façamos por amor a Vontade de Deus em Cristo Jesus.

    Jorge Audi

Comentários: