Na casa de Obede-Edom

Texto base: 1 Cronicas 13

Não perca as oportunidades que você tem no mundo espiritual, você pode NÃO ter uma segunda chance.

A arca de Deus foi uma oportunidade que mudou para sempre a vida de um homem.

***Existe oportunidade que pode não só decidir, como mudar a sua vida. Hoje Deus está ti dando esta oportunidade….

Vimos nos textos acima, que a prosperidade da casa de Obede-Edom , poderiam ter sido entregues a Abinadabe.. mas Abinadabe, não deu a importância que a era necessária á Arca de Deus.

“A Arca significava a presença de Deus”

Abinadabe poderia ter sido Próspero, mas ignorou a presença de Deus

1 Samuel 7:1 Então, vieram os homens de Quiriate-Jearim e levaram a arca do SENHOR à casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram Eleazar, seu filho, para que guardasse a arca do SENHOR.

1 Samuel 7 2; Sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram, que chegaram a vinte anos; e toda a casa de Israel dirigia lamentações ao SENHOR.

 I Crônicas 13:14. Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom,três meses em sua casa; e o SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha.

Vejam que em 1 Samuel 7:2 , Diz que a Arca ficou 20 anos na casa de Abinadabe.

E em 1 Crôninicas 13:14 , a Arca fica por apenas 3 meses na casa de Obede-Edom.

Imaginem se Abinadabe desse a devida importância á Arca , ele ficou com ela por 20 anos !!!

Assim são muitas pessoas, que vivem anos e anos dentro de igreja, no entanto, derrotados…

Mas na casa de Obede-Edom ela permaneceu por três meses e o Senhor abençoou toda a sua casa .

 A arca, foi uma ordem de Deus dada a Moisés que à construísse, pois ela representaria a PRESENÇA DE DEUS ( Êxodo 25;10), deveria ser levada nos ombros dos sacerdotes a frente do povo, onde chegasse com ela a vitoria estaria garantida…

Passou de geração a geração, soldados iam pra guerra( Josué 6;11) e la estava a arca pra garantir a vitoria, até que foi roubada pelos filisteus e levada para o pátio de Dagon- (1 Sam 5), más ali a presença da arca trouxe uma conseqüência.

 

Então a arca é devolvida, e colocada na casa de um Levita por nome de Abinadabe, onde segundo a bíblia, ela fica por 20 anos.

>>> DAVI ASSUME:

Quando o rei Davi assumiu o reinado em Israel, logo ele DECIDE BUSCAR A Arca do Senhor na casa de Abinadabe, homem que tinha dois filhos, Uzá e Aiô.

Davi parte cheio de pressa e boa intenção, mas se esquece que a pressa é inimiga da perfeição e que de boas intenções o inferno está cheio.

Chega à casa de Abinadabe e leva a arca de forma errônea, porque a Arca do Senhor tinha que ser carregada por sacerdotes e não por animais.

“Às vezes, na pressa de realizar nosso desejo, fazemos do jeito errado e desagradamos a Deus.”

E em dado momento um dos bois tropeça, e Uzá toca na Arca e é fulminado pela presença de Deus, onde suas entranhas são expostas diante de todos.

Então amedrontados com o ocorrido, todos param, e Davi diz uma frase que devemos repetir todos os dias de nossa vida: COMO TRAREI A MIM A ARCA DO SENHOR?  I Crônicas – 13: 12

 

Davi vê uma tapera, uma casinha de pau-a-pique, ali morava Obede-edom…

Davi se dirige para a tapera e bate na porta.

Talvez se fosse eu ou você, ao sabermos que Deus matou Uzá só por tocar na Arca, e olha que era da tribo de Judá, certamente pensaríamos duas vezes antes de aceita-la…!

Mas mesmo assim Obede-Edom aceita e recebe a Arca do Senhor em sua casa. Mas antes de sair o rei Davi lhe informa que logo voltaria para recuperar a Arca, pois ela era a presença de Deus, a Shekinah do Senhor. Obede-Edom concorda.

>>> O ACOSTUMAR COM A PRESENÇA DE DEUS PODE SER PERIGOSO:

  Com o passar do tempo Abinadabe e seus filhos se acostumam com a presença de Deus, e quando isso acontece, passam a não dar mais o devido valor naquilo que é valioso. As pessoas perdem a reverencia…!

Mas na casa de Obede-edom era diferente, na casa de Obede-Edom, ele procura a dar o devido valor a PRESENÇA DE DEUS, a coloca a arca em local de destaque.

 Mas quem foi Obede-Edom ?

Este homem era um descendente dos Edomitas, um povo inimigos de Israel, não bastasse ele era geteu, ou seja, de Gate, a terra de um dos maiores inimigos de Israel, Golias. Morava à beira da estrada que levava a Jerusalém.

Então estamos falando de alguém rejeitado pela sociedade da época,humilhado pelos chamados “povo de Deus”, os Israelitas.

Sua esposa era estéril, suas terras não produziam, seus animais eram estéreis, uma raça maldita, mas sabendo que a arca sempre foi sinônimo de vitoria, ele não perde a oportunidade, e abre suas portas….

Bota em risco sua família, paga o preço….!

De agora em diante, a postura da família deveria mudar, até porque agora a presença de Deus era uma realidade naquela família.

Lembre-se, a mudança de vida, só acontece na vida de quem deseja mudança e paga o preço.

Em Lucas 9:2, Jesus disse: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.

No começo Obede-Edom não era ninguém, mas agora sua vida vai mudar…. houve uma renuncia naquela família.

Enquanto que Abinadabe, embora sendo um “levita” não soube adorar a Deus.

E Obede-Edom um simples homem do campo, o seu espírito se alegrava perante a presença de Deus.

Ao acordar a primeira coisa que fazia era ir ver a Arca em sua sala e se curvava para se aproximar, e sua esposa fazia o mesmo.

Quando ele chegava de seus trabalhos, logo ia orar ao Deus de Israel diante da Arca, e sempre que passava pela sua sala lá estava ela, a presença de Deus bem no meio de sua sala.

Havia uma grande reverência com a Arca do Senhor na casa de Obede-Edom, algo que não vemos mais com tanta freqüência no meio das “igrejas” de hoje, nos parecemos mais com a casa de Abinadabe, do que com a casa de Obede-Edom.

Vinte anos na casa de Abinadabe, sem resultado, enquanto que com três meses, a vida de Obede-Edom, mudou radicalmente.

 CONCLUSÃO:

Três meses depois, Davi volta pra buscar a arca, e Obede-Edom, agora toma uma decisão ainda mais radical, deixa tudo pra seguir a arca e permanecer na presença de Deus.

 A partir de então, sua vida só foi marcada por vitórias.

1-       1 Crônicas 15;17-18, Obede-Edom se tornou porteiro do santuário.

2-       1 Crônicas 15;19-21, Obede-Edom, é musico diante da arca do Senhor.

3-       1 Crônicas 15;24, Obede-edom é guardião da arca do Senhor.

4-       1 Crônicas 16;4-5, Obede-Edom se torna ministro de adoração.

5-       2 Crônicas 25;24, se torna tesoureiro do ouro e da prata que pertenciam ao santuário….

6-       E por fim, seus filhos foram criados no temor do Senhor….

VALE A PENA ESTAR NA PRESENÇA DE DEUS.

De um maldito fracassado, a um abençoado vencedor….

Então meu amigo ou amiga, se o espírito de Deus, fala hoje em teu coração, aproveite essa oportunidade, abra teu coração e aceite Jesus.

Se Deus fez na vida de Obede-Edom, certamente fará na sua….

Pense nisso…!

©-2.013 PrbenedC OliV IPRNhandeara-SP
>>>E veja também a mensagem- :Os perigos de Harry Potter: Clik aqui

©2.013- PrbenedC Oliv- IPRNhandeara- SP

09 Anos em Nhandeara-SP
“… e há tempo de colher, o que se plantou…” Eclesiastes 3;2

Participe você também, nos enviando seu ARTIGO.

Para email: prbenedc_oliv@hotmail.com

Veja Também:


Acompanhe nossas atividades, visitando as GALERIAS DE FÓTOS

Click aqui e veja os ultimos eventos da IPRNhandeara

Nota:

“Todos os comentários serão publicados após moderação, porém, reservamos-nos o direito a não publicar comentários anônimos ou desprovidos dos meios de identificação supracitados, e principalmente, que contenham palavras ofensivas, termos chulos e conteúdos impróprios”.



Anúncios

4 comentários sobre “Na casa de Obede-Edom

  1. RESPOSTA À CARLA: Obede Edon vinha de uma linhagem maldita, porém teve a maldição quebrada quando a arca que repressentava Deus foi depositada na sua casa. A biblia diz que o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto ele tinha, por causa da arca de Deus (2 Samuel 6:9-12 e 1 Cr 13:14). O impacto causado naquela casa foi tão grande que mais tarde, Obede Edon vai pra Jerusalem com sua esposa e agora com seus filhos, essa ida não aconteceu exatamente no dia que a arca foi levada por Davi, pois o texto diz que no dia apenas Obede acompanhou a arca 1 Cr 15:21., o que nos leva a crer que sua esposa tenha permanecido ali ainda por algum período de tempo. Obede Edon teve oito filhos e muitos netos.

  2. Pastor a paz. A mulher era estéril, como que depois que Davi veio buscar a arca abedeedom foi com sua esposa e seus filhos junto com a arca, tiveram filhos em Três meses? Ou esse período é diferente dos dias de hj.
    Obrigada

  3. A Paz do Senhor!
    Achei muito interessante esta mensagem, mais me sugiram algumas duvidas:
    1 – Onde esta escrito que: Sua esposa era estéril, suas terras não produziam, seus animais eram estéreis.
    2 – Como Obede-Edom sendo Gate descendente dos Edomitas pode se tornar tesoureiro do Santuário sem ser da tribo de Levi?
    http://www.miqueiasreale.com.br

    PRBENEDC RESPONDE:


    Se todos os ouvintes ou leitores de mensagens bíblicas que estão sendo ministradas, observasse atentamente o conteúdo do que esta sendo pregado, a grande massa não seriam meros ouvintes, e sim nobres, como nobres era a igreja de Beréia (Atos 17,11) e como nobre esta sendo o amado, a qual dirige a mim essas perguntas.
    Mas vamos aos fatos:

    Pra ministrar uma palavra, é importante a leitura do texto e contexto pra que a mesma não se torne um pretexto, como também é indispensável um conhecimento amplo de quem e pra quem esta sendo dirigida e em que circunstancia fora ministrada a palavra.

    No caso de Obede-edom, alem dos textos que são ricos nas sagradas escrituras, não só eu, mas todos os pregadores se baseiam pra concluir seus sermões no antes e no depois da vida deste homem Obede-edom.

    Quem ele era, o que tinha, sobre menção anteriores de filhos que a bíblia não faz, porem, após ter pagado o preço de ter em sua casa a ARCA, que simboliza a presença de Deus, vimos sua vida passando por um processo inigualavel de transformação, e se tornou o que tornou, depois de ter aquela ousadia de estar na presença de Deus.
    Agora esta rico e abre mão pra seguir na obra.
    Sua esposa tem filhos, e recebem nomes que glorificam a Deus e se torna, guardião, levita, tesoureiro etc… pra nos ensinar que Deus não faz acepção de pessoas, e que independente de raça, posição social ou credo religioso,uma vez que ha arrependimento e a pessoa se rende a Deus, ela se torna nova criatura em Cristo Jesus. 2 Cor 5;17

    Forte abraço

Comentários:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s