A síndrome da religiosidade

Texto Base; Mateus 23;27

INTRODUÇÃO

 

Há alguns dias, vi um artigo intitulado “Fingidores de Santidade”, onde se encontra uma afiada repreensão para alguém tal, pessoas “reluzentes da escória”, que somente exibem uma santidade, uma imagem.

Pessoas a quem o nosso Salvador chama-os de “sepulcros caiados (Mt 23:27), que aparenta uma coisa que não é, bonito por fora, más por dentro uma sujeira: cuja beleza é apenas uma pintura!

Quantos nos nossos dias se dizem religiosos e na verdade estão apenas tingidos por uma profissão [de fé], que parece lustrar de modo deslumbrante os olhos dos que os contemplam, mas dentro dos quais há só apodrecimento!

Os hipócritas são como o cisne, que tem penas brancas, mas cor de pele negra; ou como o lírio, que tem uma cor perfeita, mas um mau perfume. “Tu tens nome de quem vive, e estás morto” (Ap 3:1).

A estes o apóstolo Judas compara a “nuvens sem água” (Judas 12). Eles alegam ser cheios do Espírito, mas são nuvens vazias: sua bondade nada mais é do que uma fraude religiosa. Fariseus modernos.

Por que as pessoas, entretanto, contentam-se a si mesmas com uma exibição de santidade?

Para manter-lhes aparencia: (1 Sam. 15) Deus havia dado uma ordem a Saul, e Saul fez outra, e fez pelas metades, Deus não aceita mais ou menos, ou TALVEZ…Então Deus manda o profeta Samuel repreender Saul, que foi repreendido perante todos os seus súditos, más Saul, para manter a aparência, após a repreensão, disse ao profeta 1 Sm 15:30″honre-me agora diante das pessoas”.

Assim são os homens de hoje, ambicionam crédito e desejo de ganhar reputação no mundo, portanto eles se revestirão de aparência, usam rótulos de religião, para que outros possam lhes intitular de santos.

Mas que resolve isto?!.., não vão enganar a Deus, em Lucas 16;19 na parábola do rico e do pobre, Jesus deixou claro que aqui na terra o rico enganou aos homens, más foi para o inferno, pois não enganou a Deus.

(Judas 12) A bíblia deixa claro que a falsa piedade é a iniqüidade em dobro apenas exibir santidade é um pecado terrível contra Deus.

O homem que finge santidade – cujo coração, entretanto, diz que ele tem apenas esse nome – carrega Cristo na sua Bíblia, mas não em seu coração, faz da religião um lacaio para seus interesses carnais. Que é isso a não ser abusar de Deus diante de Sua face, e servir ao diabo com o uniforme de Cristo?

A hipocrisia faz a fúria se elevar até a face de Deus; portanto ele chama tais pessoas de “a geração da ira”, ou povo do meu furor (Isaías 10:6).

Deus lhes enviará ao inferno para que paguem por sua hipocrisia, brinca de ser cristão, e como eu sempre digo: Deus não brinca de ser Deus.

Apenas exibir santidade é uma auto-ilusão, é trapacear a si mesmo, “enganando as tuas próprias almas” (Tg. 1:22).

Aquele que falsifica o ouro em troca do verdadeiro, é mais injusto consigo mesmo. “O hipócrita engana a outros enquanto ele vive, mas engana a si mesmo quando morre”.

Apenas ter título de religioso, e exibir santidade, é odioso para Deus e até para os homens.

O hipócrita nasceu num planeta triste: ele é odiado por todos. Os homens maus o odeiam porque se exibe, e Deus o odeia porque ele tem algo como uma máscara de santidade, e Deus o odeia porque ele tem mais que isso, PENSA QUE É TUDO E DEUS SABE QUE ELE NÃO É NADA.

Os hipócritas perdem tudo o que têm feito. Suas lágrimas dissimuladas; suas orações e jejuns comprovam seu fracasso. (Zac. 7:5) “Quando jejuastes e pranteastes (…) acaso, foi para mim que jejuastes, com efeito, para mim?“.

Assim como Deus não recompensará um empregado preguiçoso, de modo algum ele recompensará alguém traiçoeiro.

Toda a recompensa dos hipócritas está nesta vida: (Mat. 6:5) “ai dos hipócritas, eles já têm sua recompensa”. Uma pobre recompensa.

Os hipócritas podem ter o louvor de homens, mas embora esse triunfo seja a eles concedido, eles nunca terão o privilégio de ser exaltado por Deus. Que aceitação ele pode obter de Deus, cujo coração não é verdadeiro?

Apenas ter pretensão de santidade não dará nenhum consolo na hora da morte
Assim como o ouro pintado não enriquece um homem, assim como a água pintada na fonte não refresca quem está com sede, da mesma forma a pintura de santidade não leva ninguém ao céu.

Na parábola da dez virgens (Mt 25), como poderiam as virgens insensatas melhorarem suas “preciosas lâmpadas”, quando elas não tinham óleo?

Que é a lâmpada da fé, sem o óleo da graça? Aquele que tem apenas uma santidade pintada terá uma glória pintada.
Aquele que usa pretexto plausível, usa mascara de piedade, está se expondo a si mesmo, ao desprezo de satanás.

Em juizes 16, a bíblia diz, que Sansão, se expôs ao inimigo, em sua auto-confiança, foi um hipócrita, brincou, subestimou o inimigo e caiu, no último dia (Jz 16;25), foi trazido para a frente para fazer a diversão do inimigo.

Não brinque com o diabo, ele não veio pra brincar, João 10;10 Jesus disse que o diabo veio para matar, roubar e destruir.
Não subestime o inimigo, assim como aconteceu com Sansão, o fim de todo o hipócrita, no último dia será levado para fazer a diversão do diabo.

O diabo dirá ao hipócrita: “O que aconteceu com teus votos, tuas lágrimas, tuas confissões? com toda tua religião? Você, que muitas vezes se opôs ao diabo, agora vem para morar no inferno?”
E prosseguindo o diabo dirá ainda ao hipócrita: “Você não poderia usar uma arma pra se matar, mas o que foi feito com o tal do evangelho? Você poderia não ter sorvido veneno num lugar qualquer, a não ser fora dos mandamentos? Você não poderia ter achado outro caminho para o inferno, a não ser por parecer justo?”
Que vexame será o diabo repreender um homem de tal maneira! É triste ser clamado assim nesta vida.

Conta-se a história, que Cleópatra, Rainha do Egito, quando viu que estava reservada pelo inimigo para ser um triunfo, colocou áspides em seus seios e morreu, para que pudesse evitar a infâmia.

Eu pergunto: Que será, então, o triunfo do diabo sobre o homem hipócrita, no último dia?
E são muitos, que embora vivem na doutrina de Cristo, mas ao mesmo tempo nos princípios de satanás, porque são hipócritas, ou seja; demonstram uma coisa, que na realidade não é, não respeita as autoridades constituídas, são insubmissos, são rebeldes; e isto é muito grave!…

Portanto, fujamos de toda espécie de pompa ou de jogo de religiosidade. Aquilo que pode nos fazer tremer ao máximo nossos corações é quando defrontamos na igreja, o fingimento e a hipocrisia.

A bíblia fala de Balaão, um profeta, de Jeú , um rei e de Judas, um apóstolo: todos levaram consigo a triste marca de um hipócrita, o preço, foi caríssimo.

Ainda hoje, infelizmente, no meio da seara do Senhor, existe sementes deste pecado, mas assim como foi com a lepra sob a lei, (Lev. 13:6) todo aquele que tiver inchações ou manchas na pele da carne supostamente não está limpo, e será posto para fora do campo, assim todo aquele que tem em si a inchação da hipocrisia, religiosidade superficial, rótulos de santidade, serão arrancados fora e julgados como tal.

Por isso, estou me enquadrando também, pois estou sujeito também, mas vamos fazer uma auto-analise, se você está morno para a hipocrisia, ou seja; as vezes você demonstra aquilo que você não é, por favor, ache agora esse pecado tão potente, que você não pode dominar, e vá para Cristo.

Clame para que ele exerça seu trabalho soberano na tua alma, que ele vai subjugar este pecado, e o colocará debaixo de seu jugo. Clame a Cristo para exercitar sua cirurgia espiritual sobre você.

Permita que ele opere o teu coração e corte a carne podre, que ele aplicará o remédio de seu sangue para curar você da tua hipocrisia.

Faça aquela oração de Davi muitas vezes: “Seja o meu coração irrepreensível nos teus decretos para que eu não seja confundido” (Sal. 119:80).

Abaixo esta síndrome de religiosidade.
Que minha oração seja:

“Senhor, deixe-me ser qualquer coisa, menos um hipócrita.”

Veja também: Babilonia vai cair

>>>E veja também a mensagem- :Os perigos de Harry Potter: Clik aqui

©2.013- PrbenedC Oliv- IPRNhandeara- SP

09 Anos em Nhandeara-SP
“… e há tempo de colher, o que se plantou…” Eclesiastes 3;2

Participe você também, nos enviando seu ARTIGO.

Para email: prbenedc_oliv@hotmail.com

Veja Também:


Acompanhe nossas atividades, visitando as GALERIAS DE FÓTOS

Click aqui e veja os ultimos eventos da IPRNhandeara

Nota:

“Todos os comentários serão publicados após moderação, porém, reservamos-nos o direito a não publicar comentários anônimos ou desprovidos dos meios de identificação supracitados, e principalmente, que contenham palavras ofensivas, termos chulos e conteúdos impróprios”.



Anúncios

Comentários:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s