A serpente é o sinal

Texto Base: Nm 21   
Em Números, capítulo 21, encontramos a lamentável situação, onde o povo de Israel, no deserto tenta a Deus mais vez.
 
Haviam terminado de vagar pelo deserto, e ao invés de seguir o curso traçado, seguiram por caminhos tortuosos, território dos Cananeus, e por estes foram atacados e alguns dos Israelitas, foram levados prisioneiros. (vs 01)
 
Então Israel clamou ao SENHOR e prometeram (vs 02), destruir totalmente as cidades dos Cananeus, se o Senhor lhes desse vitória. O Senhor os ouviu e assim, aconteceu!…
 
Prosseguindo a viagem (vs 04), costeando as montanhas de Hur, caminho do mar Vermelho, além de deserto, era pedregoso, novamente o desânimo tomou conta do povo e pela sétima (e última vez), eles reclamaram contra Deus e contra Moisés, por terem sido tirados do Egito e trazidos para o deserto onde não havia pão nem água, reclamando ainda do maná, que chamaram de pão vil. (vs 05)
 
Percebemos então, que aquele povo era:
1- Ingrato, obstinados, rebeldes
2- Inconstantes de coração, infiéis, não guardavam a aliança e nem andavam na lei do Senhor
Talvez sejam estes também, o mal desta geração de cristãos modernos.
O texto diz, (vs 08), que o SENHOR fez uso de serpentes abrasadoras (venenosas) para punir o povo pela sua incredulidade e rebeldia.
Naquela região, havia uma diversidade de serpentes, algumas das quais se escondiam na areia e atacavam seus incautos, sem nenhum aviso prévio, trazendo grande sofrimento e levando a uma morte lenta.
Más as serpentes que o SENHOR enviara sobre o povo de Israel eram mortais, pois muitos dentre eles morreram.
Havemos pecado disse o povo a Moisés ao pedir que ele intercedesse… Aleluia!!??, até que enfim!!.., pois certamente, iniciar-se-ia, uma nova vida agora, pois uma nova vida com Deus, só é possível, quando reconhecemos que pecamos.
Quem não vier a Cristo, na condição de pecador, não pode ser salvo por Ele.
Desta vez, o povo não prometeu nada, apenas reconheceu os seus pecados.
Deus não requer uma promessa de nossa parte, Ele quer que reconheçamos que somos pecadores, e que necessitamos de um Salvador, aliás!!…

… Para um grande pecador, há um grande Salvador: Jesus Cristo!

 A resposta do SENHOR a oração de Moisés, que levantasse uma serpente abrasadora feita de bronze numa estaca à vista de todos: Quem fosse mordido e olhasse para a serpente, seria curado.

 Quem, porém, em sua incredulidade não olhasse para a serpente e confiasse em outros remédios, morreria.

A bíblia diz, em João 3;14-15, que da mesma forma, quem crê nEle não perecerá, mas terá a vida eterna. Em Hebreus 12:2, diz ainda, que para ser salvo da perdição, temos que olhar para Jesus, autor e consumador da nossa fé.

Concluindo:

Lá no deserto, havia serpentes que mordiam, em nossos dias, há o pecado nos ataca.

A mordida da serpente doía pouco no início, mas a dor crescia até um sofrimento final, assim é o pecado, inicialmente pouco sentimos, mas vai nos trazer grande sofrimento no fim. Romanos 6;23, o salário do pecado é a morte.

Uma serpente de bronze foi levantada no deserto. Jesus Cristo foi levantado em uma cruz no Calvário.(João 3;14)

Olhar para a serpente de bronze, era curado. Olhar para Cristo nos dá a vida eterna.

Se prosseguirmos o texto de Números 21, veremos que terminado o episódio de castigo e salvação, o povo prosseguiu pelo caminho do SENHOR, até Canaã, de vitória em vitória.

Afinal, havia aprendido a lição, olhar para o sinal. Jesus Cristo é o nosso sinal.

Observem no texto, que Deus não mandou as serpentes embora, elas continuaram a atacar, más agora, tinha o remédio – olhar pra serpente de bronze.

Assim somos nós, vivemos num mundo de pecados, más temos um remédio:

O antídoto para o pecado, se chama Jesus Cristo, que nos dá vitória sobre os nossos inimigos: a carne, o mundo, e o diabo!

Porém, precisamos olhar pra Jesus, não só olhar, más olhar e confiar!

Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra, porque eu sou Deus, e não há outroDiz o Senhor– Isaías 45:22

– Mensagem ministrada pelo Pr Benedc no Púlpito da IPRNHandeara- SP

©2.010- PrbenedC Oliv- IPRNhandeara- SP

07 Anos em Nhandeara 

  “… e há tempo de colher, o que se plantou…” Eclesiastes 3;2 

Participe você também, nos enviando seu ARTIGO.
E-mail: contatoprbenedito@ig.com.br

 

Veja Também:

Entrando em acordo com o inimigo

Como votar no Brasil & Mito da bancada

Dilma é Lésbica, garante suposta ex-amante

José Saramago: LUTO pela morte de um ateu

Click em Galeria de fótos 1 e veja a chegada de Lincolnn R V Oliveira

 

Comentários: